Blog do Dr. Thiago Iria

Blefaroplastia – Cirurgia das Pálpebras

O que é cirurgia de pálpebra?

Cirurgia de pálpebras , ou blefaroplastia, é um procedimento cirúrgico para melhorar a aparência das pálpebras.

A cirurgia pode ser realizada nas pálpebras superiores, pálpebras inferiores ou em ambas.

Se você quer melhorar sua aparência ou está tendo problemas funcionais com as pálpebras, a cirurgia das pálpebras pode rejuvenescer a área ao redor dos olhos.

O que a cirurgia de pálpebras pode tratar

• Pele solta ou flácida que cria dobras ou perturba o contorno natural da pálpebra superior, por vezes prejudicando a visão
  • Depósitos gordurosos que aparecem como inchaço nas pálpebras
  • Bolsas sob os olhos
  • Pálpebras inferiores caídas que revelam branco abaixo da íris
  • Excesso de pele e rugas finas da pálpebra inferior

Quem é um bom candidato para cirurgia de pálpebras?

Bons candidatos para cirurgia de pálpebras incluem:

• Indivíduos saudáveis ​​sem condições médicas que possam prejudicar a cura
  • Não fumantes
  • Indivíduos com uma visão positiva e metas realistas
  • Indivíduos sem condições oculares graves

Lembre-se de que as pálpebras fazem parte do rosto. A aparência de uma pálpebra superior caída pode também ser devida ao relaxamento da pele da testa e da sobrancelha. Às vezes, o alongamento do músculo da pálpebra superior pode causar uma pálpebra caída. Isso é chamado de ptose palpebral e requer um tratamento cirúrgico diferente.

Seu cirurgião plástico avaliará cuidadosamente sua anatomia facial e discutirá quais procedimentos melhor podem remediar suas preocupações.

O que devo esperar durante uma consulta para cirurgia de pálpebras?

Durante sua consulta de cirurgia de pálpebra, esteja preparado para discutir:

• Seus objetivos cirúrgicos
  • Condições médicas, alergias a medicamentos, tratamentos médicos anteriores e especificamente quaisquer problemas que você tenha tido com os seus olhos
  • Medicamentos de prescrição atuais, incluindo vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabaco e uso de drogas
  • Cirurgias anteriores

Seu cirurgião plástico também:

• Avaliará seu estado geral de saúde e quaisquer condições de saúde pré-existentes ou fatores de risco
  • Tirará fotografias
  • Discutirá suas opções de cirurgia nas pálpebras
  • Recomendará um curso de tratamento
  • Discutirá os resultados prováveis ​​da cirurgia das pálpebras e quaisquer riscos potenciais
  • Discutirá o tipo de anestesia que será usada

A consulta é a hora de fazer perguntas ao seu médico. Para ajudar, preparamos uma lista de perguntas para perguntar ao seu cirurgião plástico que você pode levar para a sua consulta de cirurgia de pálpebra.

É natural sentir alguma ansiedade, seja a excitação do novo visual antecipado ou um pouco de estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir esses sentimentos com seu cirurgião plástico.

Use esta lista de verificação como um guia durante sua consulta:

• Você é certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  • Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?
  • Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica você teve?
  • Você tem privilégios de hospital para realizar este procedimento? Em caso afirmativo, em quais hospitais?
  • Eu sou um bom candidato para este procedimento?
  • O que será esperado de mim para obter os melhores resultados?
  • Onde e como você vai realizar o meu procedimento?
  • Qual técnica cirúrgica é recomendada para mim?
  • Quanto tempo de recuperação posso esperar e que tipo de ajuda necessitarei durante minha recuperação?
  • Quais são os riscos e complicações associados ao meu procedimento?
  • Como as complicações são tratadas?
  • Quais são as minhas opções se eu estiver insatisfeito com o resultado estético da minha cirurgia de pálpebra?
  • Você tem fotos antes e depois que eu possa olhar para este procedimento e quais resultados são razoáveis ​​para mim?

A decisão de fazer uma cirurgia plástica é extremamente pessoal e você terá que pesar os potenciais benefícios em alcançar seus objetivos com os riscos e potenciais complicações da cirurgia. Só você pode tomar essa decisão.

Você será solicitado a assinar formulários de consentimento para garantir que você entenda completamente o procedimento e quaisquer riscos e possíveis complicações.

Possíveis riscos incluem:

• Riscos de anestesia
  • Inchaço e hematomas
  • Sangramento das linhas de incisão
  • Secura para os olhos
  • Sensibilidade ao sol ou outra luz brilhante
  • Dificuldade em fechar os olhos
  • Ectrópio, um rolamento externo da pálpebra inferior
  • Infecção
  • Mudança temporária ou permanente da visão e chance muito rara de cegueira
  • Alterações na sensação da pele ou dormência dos cílios
  • Dor, que pode persistir
  • Possível necessidade de cirurgia de revisão
  • Cicatrizes desfavoráveis

Esses riscos e outros serão discutidos integralmente antes do seu consentimento. É importante que você resolva todas as suas dúvidas diretamente com seu cirurgião plástico.

Como é a cirurgia?

O que devo esperar durante a minha recuperação da cirurgia das pálpebras?

Durante a recuperação da cirurgia das pálpebras , pomadas lubrificantes e compressas frias podem ser aplicadas e, em alguns casos, os olhos podem ficar levemente cobertos com gaze, após a conclusão do procedimento.

Você receberá instruções específicas que podem incluir como cuidar de seus olhos, medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cura e reduzir o potencial de infecção.

A cicatrização inicial pode incluir inchaço, hematomas, irritação, olhos secos e desconforto que pode ser controlado com medicação, compressas frias e pomada. Irritação nos locais de incisão também é possível.

Certifique-se de fazer perguntas específicas ao seu cirurgião plástico sobre o que você pode esperar durante o período de recuperação individual.

• Para onde vou ser levado depois que minha cirurgia estiver completa?
  • Que medicação será dada ou prescrita após a cirurgia?
  • Terei curativos / bandagens após a cirurgia?
  • Quando eles serão removidos?
  • Os pontos são removidos? Quando?
  • Quando posso retomar a atividade normal e o exercício?
  • Quando retorno para o atendimento de acompanhamento?

Recuperação de cirurgia de pálpebra e proteção solar

Você deve usar óculos de cor escura até que o processo de cicatrização esteja completamente completo.

Que resultados devo esperar após a cirurgia das pálpebras?

Os resultados da cirurgia das pálpebras serão duradouros. Enquanto normalmente há pouca dor envolvida nesta cirurgia, pode haver inchaço ou hematomas. A maioria dos pacientes consegue bons resultados entre 10 e 14 dias. No entanto, pode demorar alguns meses até que a cura final seja concluída.

Enquanto a cirurgia de pálpebras pode corrigir certas condições permanentemente, você continuará envelhecendo naturalmente. A proteção solar em andamento ajudará a manter seus resultados.

Embora bons resultados sejam esperados do seu procedimento, não há garantias. Em algumas situações, pode não ser possível alcançar os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.

Seguir as suas instruções pós-operatórias é essencial para o sucesso da sua cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização.

Seu médico lhe dará instruções específicas sobre como cuidar de si mesmo.

Fonte: Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos

Postado por em - Sem Comentários