Carregando

Blog do Dr. Thiago Iria

COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO NO PÓS-OPERATÓRIO?

O sucesso de um procedimento cirúrgico, não depende exclusivamente do médico. Os cuidados no pré e pós-operatório são fundamentais para que tudo aconteça da melhor forma possível. No pós-operatório, além do repouso nos primeiros dias, a alimentação merece uma atenção especial para que forneça os nutrientes necessários ao corpo, colaborando para que ele se restabeleça.

Uma regra geral para a maior parte dos procedimentos de cirurgia plástica é o corpo permanecer inchado e dolorido por algum tempo, neste caso o ideal é manter uma dieta balanceada e rica em potássio, isso ajuda a diminuir o inchaço, além é claro da drenagem linfática e do uso de malhas de compressão.

ALIMENTOS QUE AJUDAM NO PÓS-OPERATÓRIO

Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.

Alimentos cicatrizantes

Frutas cicatrizantes

 

Para melhorar a cicatrização também é importante manter o corpo bem hidratado porque assim a pele fica mais elástica e a cicatriz fica melhor, uma boa solução podem ser os alimentos ricos em água como laranja, melancia e os caldos.

O período em repouso pode deixar o intestino preguiçoso, por isso é importante consumir alimentos ricos em fibras. Iogurtes, ovos, abacate, cenoura, beterraba, abóbora, cenoura, damasco, manga, espinafre, couve, tomate, uva, goiaba, castanha-do-pará, salmão e atum são outros alimentos benéficos para este período.

Cada alimento possui uma função importante. O iogurte ajuda no equilíbrio da flora intestinal. O ovo fornece proteínas e é de fácil digestão. O abacate acaba com o mau colesterol, regula o intestino, além de ser fonte de vitaminas. O suco de limão, retém a hemoglobina, evitando a anemia.

Confira na tabela exemplos de alimentos que contribuem para uma melhor cicatrização da pele e que devem ser consumidos no pós-operatório:

clique na tabela para ampliar

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS NO PÓS-OPERATÓRIO

Alguns alimentos ricos em gorduras saturadas ou trans (salgadinhos, batata frita, margarinas, pipoca de micro-ondas, bolos e tortas industrializadas, bolachas recheadas), cafeína, carne vermelha, bebidas alcoólicas e sal em excesso, podem prejudicar a cicatrização porque o açúcar e a gordura dificultam a circulação do sangue, que é essencial para que os nutrientes cheguem à ferida para cicatrizar o tecido lesionado.

Os alimentos fermentativos (feijão, lentilha, grão-de-bico e repolho) também não devem ser consumidos por um período.

Postado por em - Sem Comentários