Blog do Dr. Thiago Iria

Dermolipectomia Dorsal (ou Torsoplastia)

A Dermolipectomia Dorsal, ou Torsoplastia, consiste na retirada de pele na região dorsal (das costas).

A indicação deste procedimento é para pacientes que perderam muito peso e com grande quantidade de dobras circunferências (anterior, posterior e laterais). O procedimento é realizado junto com a abdominoplastia. Pacientes que perderam muito peso e realizam a abdominoplastia, geralmente apresentam pele sobrando na região dorsal (costas), a qual só será retirada pela torsoplastia.

A cirurgia consiste no prolongamento da incisão da abdominoplastia, que irá até as costas, desta forma retirando gordura deste local onde a cicatriz permanecerá escondida na roupa íntima ou biquíni, conforme demostrado na ilustração abaixo:

dermolipectomia_dorsal

A anestesia poderá ser peridural (com sedação) ou anestesia geral.

Orientamos no pós-operatório, que se utilize malha compressiva e meia antitrombótica por pelo menos 30 dias, evitar agachar por três dias e evitar executar atividades físicas intensas nos primeiros meses, assim como correr é importante evitar correr e subir escadas por pelo menos 60 dias.

Sempre é de extrema importância seguir todas as orientações médicas, usar o anticoagulante por pelo menos uma semana depois da cirurgia, etc.

Dentre as complicações possíveis da abdominoplastia, podem ser citados: hematoma, seroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência (abertura da sutura), quelóide, trombose, embolia, problemas anéstesicos. Por serem as complicações mais freqüentes em paciente fumantes, estes devem se abster do cigarro por um mês antes da cirurgia, para minimizar os riscos. No caso de uso de anticoncepcional oral, deve-se suspender o uso 1 mês antes da cirurgia, período no qual outro método anticoncepcional deve ser adotado.

O resultado definitivo da torsoplastia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

Caso tenha dúvidas específicas, nos escreva para: contato@drthiagoiria.com.br, ou agente uma consulta pelo site: www.drthiagoiria.com.br para que possamos realizar um diagnóstico mais preciso.

Postado por em - Sem Comentários