Blog do Dr. Thiago Iria

Rinoplastia – Plástica do Nariz

O que é rinoplastia?

A rinoplastia , por vezes referida como “plástica do nariz” ou “remodelação nasal” pelos pacientes, melhora a harmonia facial e as proporções do nariz. Também pode corrigir problemas respiratórios causados ​​por defeitos estruturais nasais.

O que a rinoplastia cirúrgica pode tratar?

• Tamanho do nariz em relação ao equilíbrio facial
  • Largura do nariz na ponte ou no tamanho e posição das narinas
  • Perfil nasal com corcovas ou depressões visíveis na ponte
  • Ponta nasal que é aumentada ou bulbosa, caída, virada para cima ou enganchada
  • Narinas grandes, largas
  • Assimetria nasal

Se você deseja um nariz mais simétrico, tenha em mente que o rosto de todos é assimétrico em algum grau. Os resultados podem não ser completamente simétricos, embora o objetivo seja criar equilíbrio facial e proporções corretas.

Rinoplastia para corrigir um desvio de septo

A cirurgia de nariz que é feita para melhorar uma via aérea obstruída requer uma avaliação cuidadosa da estrutura nasal no que se refere ao fluxo de ar e respiração.

A correção de um desvio de septo, uma das causas mais comuns de comprometimento respiratório, é obtida ajustando-se a estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.

Quem é um bom candidato para a rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento altamente individualizado. Você deve fazer isso por si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar encaixar qualquer tipo de imagem ideal.

Você pode ser um bom candidato para a rinoplastia se:

• Seu crescimento facial está completo
  • Você é fisicamente saudável
  • Você não fuma
  • Você tem uma perspectiva positiva e metas realistas em mente para a melhoria de sua aparência

O que devo esperar durante uma consulta?

Durante sua consulta de rinoplastia esteja preparado para discutir:

• Seus objetivos cirúrgicos, tanto em relação à aparência quanto à respiração
  • Condições médicas, alergias a medicamentos e tratamentos médicos anteriores
  • Medicamentos atuais, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabaco e uso de drogas
  • Cirurgias anteriores

O seu cirurgião também pode:

• Avaliar seu estado geral de saúde e quaisquer condições de saúde pré-existentes ou fatores de risco
  • Apresentar opções disponíveis para você para remodelar o nariz
  • Examinar e medir seu rosto
  • Tirar fotografias
  • Discutir suas opções de cirurgia no nariz
  • Recomendar um curso de tratamento
  • Discutir os resultados prováveis ​​de uma cirurgia no nariz e quaisquer riscos ou possíveis complicações

A consulta é a hora de fazer perguntas ao seu cirurgião plástico.

É muito importante entender todos os aspectos do seu procedimento de rinoplastia. É natural sentir alguma ansiedade, seja a excitação do novo visual antecipado ou um pouco de estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir esses sentimentos com seu cirurgião plástico.

Que perguntas devo fazer ao meu cirurgião plástico sobre a rinoplastia?

• Você é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  • Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?
  • Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica você teve?
  • Você tem privilégios de hospital para realizar este procedimento? Em caso afirmativo, em quais hospitais?
  • Eu sou um bom candidato para este procedimento?
  • O que será esperado de mim para obter os melhores resultados?
  • Onde e como você vai realizar o meu procedimento?
  • Qual técnica cirúrgica é recomendada para mim?
  • Quanto tempo de recuperação devo esperar e que tipo de ajuda necessitarei durante minha recuperação?
  • Quais são os riscos e complicações associados ao meu procedimento?
  • Como as complicações são tratadas?
  • Quais são as minhas opções se eu estiver insatisfeito com o resultado estético da minha cirurgia no nariz?
  • Você tem fotos antes e depois que eu possa olhar para este procedimento e quais resultados são razoáveis ​​para mim?

Quais são os riscos da rinoplastia?

A decisão de fazer uma cirurgia plástica é extremamente pessoal. Você terá que decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações da rinoplastia são aceitáveis.

Seu cirurgião plástico e / ou sua equipe explicarão detalhadamente os riscos associados à cirurgia. Você será solicitado a assinar formulários de consentimento para garantir que você entenda completamente o procedimento e quaisquer riscos ou possíveis complicações.

Riscos da cirurgia incluem:

• Riscos de anestesia
  • Infecção
  • Má cicatrização ou cicatrização de feridas
  • Mudança na sensação da pele (dormência ou dor)
  • A perfuração do septo nasal (um orifício no septo nasal) é rara. Tratamento cirúrgico adicional pode ser necessário para reparar o septo, mas pode ser impossível corrigir essa complicação
  • Dificuldade ao respirar
  • Aparência nasal insatisfatória
  • Descoloração da pele e inchaço
  • Possibilidade de cirurgia revisional

Esses riscos e outros serão discutidos integralmente antes do seu consentimento. É importante que você resolva todas as suas dúvidas diretamente com seu cirurgião plástico.

Como devo me preparar para a rinoplastia?

Na preparação para a cirurgia de rinoplastia , você pode ser solicitado a:

• Fazer testes de laboratório
  • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais
  • Parar de fumar
  • Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e suplementos de ervas, pois eles podem aumentar o sangramento

Seu cirurgião plástico também irá discutir onde seu procedimento será realizado.

A rinoplastia pode ser realizada em um consultório cirúrgico credenciado, em um centro cirúrgico ambulatorial licenciado ou em um hospital. Certifique-se de providenciar alguém para levá-lo de e para a cirurgia e ficar com você pelo menos na primeira noite após a cirurgia.

Veja neste vídeo como é feito o procedimento:

O que devo esperar durante a minha recuperação da rinoplastia?

Durante a recuperação da rinoplastia , uma tala e / ou embalagem podem ser colocadas dentro do nariz e uma tala ou bandagens colocadas no lado de fora para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.

Inchaço pode ir e vir e piorar de manhã durante o primeiro ano após a cirurgia de rinoplastia.

Você receberá instruções específicas que podem incluir:

• Como cuidar do local da cirurgia
  • Medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cura e reduzir o potencial de infecção
  • Preocupações específicas a procurar no local da cirurgia ou na sua saúde geral
  • Quando acompanhar seu cirurgião plástico.

Certifique-se de fazer perguntas específicas ao seu cirurgião plástico sobre o que você pode esperar durante o seu período de recuperação individual:

• Para onde vou ser levado depois que minha cirurgia estiver completa?
  • Que medicação será dada ou prescrita após a cirurgia?
  • Terei curativos / bandagens após a cirurgia?
  • Quando eles serão removidos?
  • Os pontos são removidos? Quando?
  • Quando posso retomar a atividade normal e o exercício?
  • Quando retorno para o atendimento de acompanhamento?

Quais resultados devo esperar após a rinoplastia?

Os resultados da cirurgia de rinoplastia serão duradouros. Embora o inchaço inicial diminua dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para que o seu novo contorno nasal seja totalmente refinado. Durante esse período, você poderá notar mudanças graduais na aparência do nariz, à medida que ele se aprimora para um resultado mais permanente.

À medida que seu corpo envelhece, é natural ter algumas mudanças graduais em seu rosto, incluindo o nariz. Mas a maior parte de sua melhoria deve ser relativamente permanente.

Um estilo de vida saudável e proteção solar ao longo da vida ajudarão a ampliar os resultados de sua nova aparência.

Fonte: ASPS

Postado por em - Sem Comentários