Blog do Dr. Thiago Iria

Tudo sobre Lipoaspiração

O que é e como funciona a Lipoaspiração?

Lipoaspiração, por vezes referido como “lipo” pelos pacientes, desliza e remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura e melhorando seus contornos e proporções.

A vantagem da lipoaspiração

• Um tratamento pode ser tudo o que você precisa para reformular áreas problemáticas
  • Tratar mais áreas – e áreas maiores – em um procedimento
  • Pode ser realizado com anestesia local ou geral
  • Resultado mais consistente e previsível do que os tratamentos não invasivos

O que a lipoaspiração pode tratar

• Coxas
  • Quadris e nádegas
  • Abdômen e cintura
  • Braços superiores
  • Costas
  • Joelho interno
  • Área de peito
  • Bochechas, queixo e pescoço
  • Tornozelos

A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente ou junto com outros procedimentos de cirurgia plástica, como um facelift , redução de mama ou uma abdominoplastia .

O que a lipoaspiração não pode fazer

Lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade ou um substituto para uma dieta adequada e exercício físico.

Também não é um tratamento eficaz para a celulite – a pele com covinhas que normalmente aparece nas coxas, quadris e nádegas – ou a pele flácida solta.

Quem é um bom candidato para lipoaspiração?

Em geral, bons candidatos para uma lipoaspiração incluem:

•  Adultos com 30% do seu peso ideal, com pele firme e elástica e bom tônus ​​muscular
  • Indivíduos saudáveis ​​que não têm uma doença com risco de vida ou condições médicas que podem prejudicar a cura
  • Não fumantes
  • Indivíduos com uma perspectiva positiva e objetivos específicos em mente para o contorno corporal

Se você está incomodado pelo excesso de gordura localizada em qualquer parte do seu corpo que não responde à dieta ou ao exercício, a lipoaspiração pode ser o ideal para você.

Durante sua consulta esteja preparado para discutir:

• Seus objetivos cirúrgicos
  • Condições médicas, alergias a medicamentos e tratamentos médicos
  • Medicamentos atuais, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabaco e uso de drogas
  • Cirurgias anteriores

Seu cirurgião também irá:

• Avaliar seu estado geral de saúde e quaisquer condições de saúde pré-existentes ou fatores de risco
  • Tirar fotografias
  • Discutir suas opções de lipoaspiração
  • Recomendar um curso de tratamento
  • Discutir os resultados prováveis ​​da lipoaspiração e quaisquer riscos ou possíveis complicações

A consulta é a hora de fazer perguntas ao seu cirurgião plástico.

É muito importante entender todos os aspectos do seu procedimento de lipoaspiração.

É natural sentir alguma ansiedade, seja a excitação do novo visual antecipado ou um pouco de estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir esses sentimentos com seu cirurgião plástico.

Quais são os riscos da lipoaspiração?

A decisão de fazer uma cirurgia plástica é extremamente pessoal. Você terá que decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações da lipoaspiração são aceitáveis.

Você será solicitado a assinar formulários de consentimento para garantir que você entenda completamente o procedimento e quaisquer riscos e possíveis complicações.

Os riscos de lipoaspiração incluem:

•  Riscos de anestesia
  • Contusão
  • Mudança na sensação da pele que pode persistir
  • Danos a estruturas mais profundas, como nervos, vasos sangüíneos, músculos, pulmões e órgãos abdominais
  • Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares
  • Acumulação de fluidos
  • Infecção
  • Contornos irregulares ou assimetrias
  • Pigmentação irregular
  • Necessidade de cirurgia de revisão
  • Inchaço persistente
  • Cicatrização deficiente
  • Pele ondulante ou solta, agravamento da celulite
  • Inchaço
  • Queimadura térmica ou lesão por calor de ultra-som com a técnica de lipoplastia assistida por ultra-som

Esses riscos e outros serão discutidos integralmente antes do seu consentimento. É importante que você resolva todas as suas dúvidas diretamente com seu cirurgião plástico.

Procedimentos secundários às vezes podem ser recomendados para reduzir o excesso de pele. Considerações especiais são necessárias quando grandes quantidades – geralmente mais de cinco litros de gordura – são aspiradas.

Como devo me preparar para a lipoaspiração?

Na preparação para a cirurgia de lipoaspiração , você pode ser solicitado a:

• Fazer testes de laboratório ou uma avaliação médica
  • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais
  • Parar de fumar
  • Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e suplementos de ervas, pois eles podem aumentar o sangramento

A lipoaspiração deve ser realizada em uma instalação cirúrgica credenciada localizada no consultório, em um centro cirúrgico ambulatorial licenciado ou em um hospital.

Certifique-se de providenciar alguém para levá-lo de e para a cirurgia e ficar com você pelo menos na primeira noite após a cirurgia. Quais são os passos de um procedimento de lipoaspiração?

procedimento de lipoaspiração inclui os seguintes passos:

Passo 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As escolhas incluem anestesia local, sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor escolha para você.

Passo 2 – A incisão

A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões discretas.

Primeiro, a anestesia local diluída é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino, ou cânula, é inserido através das incisões para soltar o excesso de gordura usando um movimento para frente e para trás controlado. A gordura desalojada é então aspirada para fora do corpo usando um vácuo cirúrgico ou uma seringa ligada à cânula.

Áreas problemáticas que podem ser abordadas com lipoaspiração

lipo 1 lipo 2

Passo 3 – Veja os resultados

Seu contorno corporal melhorado será aparente uma vez que o inchaço e a retenção de líquidos comumente experimentados após a lipoaspiração diminuam.

lipo 3lipo 4

O que devo esperar durante a minha recuperação de lipoaspiração?

Durante a sua recuperação , uma roupa de compressão ou ligaduras elásticas podem cobrir as áreas de tratamento assim que o procedimento for concluído. Estes ajudam a controlar o inchaço e comprimir a pele aos seus novos contornos do corpo.

Além disso, pequenos drenos temporários podem ser colocados nas incisões existentes sob a pele para remover qualquer excesso de sangue ou líquido.

Você receberá instruções específicas que podem incluir:

• Como cuidar do local da cirurgia e drenos
  • Medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cura e reduzir o potencial de infecção
  • Preocupações específicas a procurar no local da cirurgia ou na sua saúde geral
  • Quando acompanhar seu cirurgião plástico

Não se esqueça de fazer perguntas específicas ao seu cirurgião plástico sobre o que você pode esperar durante o período de recuperação individual:

• Para onde vou ser levado depois que minha cirurgia estiver completa?
  • Que medicação será dada ou prescrita após a cirurgia?
  • Terei curativos / bandagens após a cirurgia?
  • Durante quanto tempo usarei a roupa de compressão?
  • Os pontos são removidos? Quando?
  • Quando posso retomar a atividade normal e o exercício?
  • Quando retorno para o atendimento de acompanhamento?

Pode levar vários meses para o inchaço se dissipar completamente. Ao fazê-lo, seus novos contornos e sua autoimagem aprimorada devem continuar a se desenvolver.

Quais resultados devo esperar após a lipoaspiração?

Os resultados da lipoaspiração serão duradouros, desde que você mantenha um peso estável e uma aptidão geral.

Seu contorno corporal melhorado será aparente quando o inchaço e retenção de líquidos comumente experimentados após a lipoaspiração diminuir.

À medida que seu corpo envelhece, é natural perder alguma firmeza, mas a maior parte de sua melhora deve ser relativamente permanente.

Embora bons resultados sejam esperados do seu procedimento, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível alcançar os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.

Seguir as instruções do seu médico é fundamental para o sucesso da sua cirurgia.

É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, inchaço, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização. Seu médico lhe dará instruções específicas sobre como cuidar de si mesmo.

Fonte/tradução: https://www.plasticsurgery.org

Postado por em - Sem Comentários