Carregando

Procedimentos


Selecione um procedimento para ver os detalhes.

Reconstrução Mamária


Descrição do Procedimento:

Existem diversas técnicas de reconstrução mamária. A escolha deve ser ponderada pela paciente junto com seu médico e depende do tipo de cirurgia oncológica realizada. As mais comuns são as que usam prótese, tecido das costas ou do abdômen. Todas as técnicas requerem várias cirurgias para um resultado mais satisfatório e agradável. As cirurgias básicas são: Reconstrução, Simetrização e Reconstrução do complexo aréolo-mamilar.

A cirurgia plástica com prótese só pode ser indicada onde há uma sobra de pele e músculo. A cirurgia plástica com o uso de tecido das costas pode ou não ser necessário o uso do músculo concomitante (Grande Dorsal) e é associada ao uso de prótese. Já a cirurgia com o uso do abdomen (TRAM) não necessita de prótese pois se utiliza o músculo e tecido do abdomen como no caso de uma abdominoplastia. Com exceção da cirurgia de prótese somente, as outras são mais demoradas e requerem cuidados especiais.  


Pré-operatório:

- Caso apresente algum sintoma como febre, gripe ou infecção, avisar com antecedência;
- Não tomar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina) pelo menos uma semana antes da cirurgia, pois estes aumentam a possibilidade de sangramento;
- Não tomar medicamentos para emagrecer por pelo menos 20 dias antes da cirurgia;
- Evitar fumar por pelo menos 1 mês antes da cirurgia.


Pós-operatório:

O pós-operatório da reconstrução mamária exige muita paciência. Como dito antes, necessita-se de diversas intervenções até se obter um resultado final. O intervalo entre cada cirurgia é aproximadamente 8 meses a 1 ano.

A recuperação quando se utiliza o abdomen é um pouco mais lentificada mas com o tempo a adaptação é normal. O tempo para o início das atividades diárias é próximo de 2 a 4 semanas.


Complicações:

Comuns a todas técnicas: Hematomas, Infeção, Perda da sensibilidade local, Necrose do tecido utilizado necessitando a troca de técnica cirúrgica. Para prótese : Contratura capsular, Extrusão da prótese, Assimetrias, Ondulações na pele. Para as costas (grande dorsal): Alargamento da cicatriz, Assimetrias, Contratura capsular. Para o TRAM: Abaulamentos abdominais, Fraqueza da parede abdominal, Assimetrias, Necrose gordurosa (endurecimento do tecido gorduroso na mama).


Resultados:

O resultado final de cada cirurgia ocorre por volta de 6 à 8 meses, período no qual ocorre a resolução do edema (inchaço), maturação da cicatriz e o acomodamento da mama em sua nova forma.


Anestesia:

Peridural ou geral e em alguns casos local com sedação.


Tempo de Cirurgia:

Entre 3 à 4 horas.


Tempo de Internação:

De 1 à 4 dias.