Carregando

Procedimentos


Selecione um procedimento para ver os detalhes.

Tratamento de Queimaduras


Descrição do Procedimento:

O papel da cirurgia plástica reparadora no atendimento aos queimados é importantíssimo, dentro de uma equipe mutidisciplinar. A queimadura é caracterizada por uma lesão que foi gerada por algum agente físico, como o calor, o frio, entre outros.

A classificação da queimadura dentro da cirurgia plástica é feita por sua extensão e por sua profundidade. Pela extensão, o que se calcula na cirurgia plástica é a área de superfície corporal queimada (SCQ), sendo que cada membro e cada região do corpo representa uma porcentagem do total. Já pela profundidade, a queimadura é classificada na cirurgia plástica pelo grau de destruição celular, existindo 4 graus de profundidade: primeiro grau, segundo grau superficial, segundo grau profundo e terceiro grau.  

São exemplos de retrações cicatriciais na fase tardia da cirurgia plástica de queimaduras que necessitam de retalhos locais ou cirurgia plástica de enxertos de pele para seu tratamento adequado:

Retração mentotorácica: trata-de de uma brida cicatricial bastante comum em pacientes de cirurgia plástica que se queimam por chama e esta sobe do corpo em direção à cabeça, queimando a pele abaixo do queixo e evoluindo com a retação que faz com que o queixo seja puxado para baixo, não permitindo completa extensão sa cabeça. Seu tratamento pela cirurgia plástica mais comum se denomina cirurgia plástica de degola e enxertia de pele;


Retração cicatricial de dedos das mãos: outra forma bastande comum de brida que necessita de cirurgia plástica para liberação das articulações dos dedos das mãos e restabelecimento do mecanismo de pinça, através de retalhos (cross-finger, zetaplastias, retalho de Luis Mario, etc.), ou cirurgia plástica de enxerto de pele, em alguns casos selecionados.

Deformidades que envolvem as mamas ou aréolas: uma queimadura próxima a aréola pode deslocar esta no sentido da cicatriz, podendo ser necessaria a cirurgia plástica de zetaplastia ou cirurgia plástica de retalho de avançamento em V-Y para se devolver a aréola à sua posição original, simetrizando as mamas, tanto no homem quanto na mulher.


Retração de axilas e cotovelos: consistem em outras regiões muito comumente afetadas por queimadura, que melhoram com múltiplas zetaplastias, cirurgia plástica de transposição de retalhos (como o retalho de Luis Mario), ou cirurgias plasticas de enxertos de pele, em último caso.


Pré-operatório:

- Caso apresente algum sintoma como febre, gripe ou infecção, avisar com antecedência;
 - Não tomar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina) pelo menos uma semana antes da cirurgia, pois estes aumentam a possibilidade de sangramento;-
- Não tomar medicamentos para emagrecer por pelo menos 20 dias antes da cirurgia;
- Evitar fumar por pelo menos 1 mês antes da cirurgia.


Pós-operatório:

Dependendo da gravidade e quantidade de tecido lesionado, orientações extras serão passadas, mas nos casos comuns de queimadura, o local da incisão pode ficar dolorido, vermelho ou drenar pequena quantidade de líquido. É importante seguir todas as orientações dadas pelo cirurgião tais como cuidados com a ferida, limpeza e aplicação de medicamentos tópicos. Certifique-se de manter o local da incisão limpo e bem protegido de uma possível lesão e tente limitar o movimento que possa forçar o ferimento e as suturas.


Complicações:

Para tratamentos de queimaduras, é comum o risco de hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), cicatriz hipertrófica, retrações.


Resultados:

A cicatrização vai continuar por várias semanas ou meses. Pode demorar um ano, ou mais, para se obter o resultado final da cicatriz. Em alguns casos, procedimentos secundários podem ser necessários para finalizar ou refinar a reconstrução.

Proteja-se adequadamente do sol durante toda a vida e evite fumar para garantir a cicatrização contínua e a boa saúde. A exposição ao sol em feridas em cicatrização pode resultar em cicatrizes e pigmentação irregular que podem se tornar vermelhas ou escuras. A exposição ao sol pode resultar em um câncer de pele.


Anestesia:

Peridural ou geral e em alguns casos local com sedação.


Tempo de Cirurgia:

Referente a gravidade do caso


Tempo de Internação:

Referente a gravidade do caso