Tratamento de Feridas Complexas

Feridas Complexas podem ser definidas como aquelas de difícil resolução, isto é, dependerão de intervenção médica(normalmente envolvendo cirurgia) para que possa haver cura.

Dentro dessa ótica, uma ferida pode tornar-se complexa se ocupar grandes áreas do corpo, ou se expuser estruturas nobres (vasos, ossos, nervos, tendões) e se ocorrer em pacientes clinicamente debilitados ou com doenças que afetem a cicatrização(como Câncer ou Diabetes Mellitus).

A preocupação principal nesses casos e devolver a qualidade de vida do paciente, com resolução assim que possível. O paciente deverá seguir a risca cuidados de higiene, limpeza, repouso e de reabilitação com profissionais apropriados para essa função.

Em algumas situações, é preciso  acompanhamento multidisciplinar em virtude da complexidade não só da ferida como também da condição clínica do doente. Um exemplo claro disso é a ferida do paciente diabético, que necessita de controle do açúcar no sangue (Endocrinologista), avaliação da irrigação sanguínea(Cirurgião Vascular) e avaliação da sensibilidade da pele(Neurologista)..

Muitas vezes se fazem necessários a utilização de retalhos e de enxertos, que funcionam maravilhosamente bem para a cobertura da ferida, mas que não são tão bons de maneira estética, o paciente devera então priorizar, num primeiro momento sua cura, retorno as atividade laborais, para depois realizar novos procedimentos de âmbito mais estético

Peridural ou geral e em alguns casos local com sedação

referente ao caso