Toxina Botulínica

(BOTOX, PROSIGNE, DYSPORT) Os sulcos e as pregas são causados pela ação repetitiva dos músculos associados à expressão facial. Anos contraindo os olhos e franzindo a testa tendem a deixar rugas profundas na pele entre as sobrancelhas, na ponte nasal, na testa e em volta dos olhos.

Linhas de expressão produzem um aspecto triste e bravo, além de desmerecerem o rosto de seu dono. Os médicos são capazes de diminuir essas rugas e linhas de expressão usando uma simples injeção de toxina botulínica.

Como acontece com outros remédios, a toxina é produzida por um microorganismo, uma bactéria e depois isolada e purificada para ser usada na prática médica.

A toxina relaxa o músculo onde é aplicada ou promove a redução ou parada na produção de suor nos locais onde for injetada. Desta maneira elimina ou suaviza as rugas de expressão localizadas nas laterais dos olhos (pés de galinha), entre as sobrancelhas, na testa, pescoço, ao redor da boca e na área do decote.

Quando aplicada nas axilas ou nas palmas, permite que pacientes portadores de hiperidrose levem uma vida normal sem os inconvenientes e constrangimentos causados pela sudorese excessiva e sem a necessidade de afastamento de suas atividades diárias.

Em que casos de assimetria facial, o médico pode utilizar a toxina botulínica? Pode aplicar a toxina para minimizar assimetrias da face causadas por paralisias, retirada de tumores ou hipertrofias musculares como a do músculo masseter.

Após a aplicação o paciente deve permanecer, no mínimo quatro horas, sem manipular os locais das aplicações. Deve evitar massagens e, principalmente, não deitar durante as quatro primeiras horas.

Os efeitos são melhores se o paciente movimentar insistentemente os músculos trabalhados, franzindo ou enrugando a testa, as sobrancelhas ou os olhos, também por um período de 4 horas.

Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente relacionados ao local da injeção. Dores ou uma leve contusão, mesmo sendo incomuns, podem ocorrer ao redor do local da injeção.

Maquiagem pode ser usada após o tratamento. Uma dor de cabeça temporária não é incomum após a aplicação na área da testa, especialmente após o primeiro tratamento.

Em raras situações, o paciente pode desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos e um abaixamento da sobrancelha ou da pálpebra. Todos estes possíveis efeitos são leves e temporários e na maioria dos casos não limitam significativamente as atividades rotineiras.

O efeito do botox inicia-se 48 a 72 horas após a aplicação e tem efeito máximo em 2 semanas. A duração é em média de 4 a 6 meses podendo aumentar com sucessivas aplicações. A aplicação poderá ser repetida após o término do efeito.

Em geral não e necessário

Realizado em âmbito ambulatorial, não demoraria mais que 10 minutos.

A internação é desnecessária neste procedimento.

Veja o Vídeo: