Ginecomastia

Ginecomastia é o termo utilizado para designar o crescimento fora do normal das mamas masculinas. O aumento do volume mamário decorrente apenas do excesso de gordura (e não da glândula) é denominado pseudoginecomastia. Não é uma ocorrência incomum, podendo atingir até 40% dos homens. Pode afetar uma mama, ou ambas. É mais frequente na adolescência, mas em mais de 80% das vezes ela regride espontaneamente. Porém ao persistir na vida adulta pode trazer muito transtorno ao paciente principalmente de ordem psicológica. A redução da mama, neste tipo de problema é feita pela remoção de tecido glandular ou da gordura. Homens que também tem excesso de pele devem removê-la também para obter um resultado mais estético.

O paciente vai necessitar usar uma faixa compressiva por pelo menos 30 dias dependendo do caso pode ser necessário mais tempo. Deverá evitar tarefas físicas por 3 semanas, Deve-se evitar o sol no local da incisão por pelo menos 6 meses. É comum edema e equimose (inchaço e rouxidão) no local da cirurgia por aproximadamente 14 - 21 dias.

Apesar de raras as que podem ocorrer decorrente do procedimento são: hematoma, infecção, abertura dos pontos, sofrimento de pele, queloides e cicatrizes hipertróficas (dependendo da predisposição do paciente).

Como em qualquer procedimento cirúrgico o resultado definitivo ocorrerá após o amadurecimento da cicatriz, absorção de todo edema e desaparecimento das equimoses o que já é bem evidente por volta de 2 meses, porém completo por volta dos 6 meses.

Entre 2 a 4 horas

1 a 2 dias