Abdominoplastia

A abdominoplastia, ou dermolipectomia do abdômen remodela o abdômen ao retirar o excesso de tecido (pele e gordura) que se acumula principalmente abaixo do umbigo e também por ajustar a cinta muscular frouxa. Não é uma cirurgia para emagrecer e sim para o remodelamento do abdômen.

Como o excesso de pele é muito grande nesses casos geralmente são duas as cicatrizes resultantes, uma vertical (indo do final do osso esterno ao pube) e outra horizontal na região do pube.

Nesta cirurgia também é realizado o reforço da musculatura abdominal que antes se encontrava separada (diástase) devido ao grande volume abdominal anterior.

É necessário a utilização de um  o dreno de sucção por alguns dias, que será retirado conforme a orientação médica. Deve-se utilizar malhas de compressão semelhantes a um cinto. Esta vestimenta apertada auxilia a reduzir o edema e evita a formação de líquido, bem como oferece conforto e suporte no processo de cicatrização.

Dependendo da extensão da cirurgia, deve-se usar malhas de compressão por várias semanas. Assim como nos principais procedimentos cirúrgicos pode haver dor, pequenos ferimentos e aumento de volume que desaparece em poucas semanas.

Deve-se evitar esforços e manter-se em uma postura curvada por até 15 dias, para evitar tensão na cicatriz. Embora não seja possível ficar em posição completamente ereta, de pé, é importante iniciar caminhadas por curtos intervalos logo após o procedimento para facilitar o fluxo sanguíneo.

São indicadas sessões de ultrassom e drenagem linfática, depois de 7 dias da cirurgia, com intuito de evitar o acumulo de liquido local, facilitar desinchar e a cicatrização interna.

A cicatriz costuma ficar avermelhada por alguns meses, tendendo a clarear entre 6 meses e um ano, dependendo do tipo de pele e genética do paciente.

Dentre as complicações possíveis da abdominoplastia pós redução de peso, podem ser citados: hematoma, seroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência (abertura da sutura), quelóide, trombose, embolia, problemas anestésicos. Estas  complicações  são mais freqüentes em paciente fumantes, estes portanto devem parar de fumar  por pelo menos  2 meses antes da cirurgia, para minimizar os riscos. No caso de uso de anticoncepcional oral, deve-se suspender o uso 1 mês antes da cirurgia, período no qual outro método anticoncepcional deve ser adotado.

Como em todo procedimento cirúrgico é necessário aguardar pelo menos 6 meses para uma melhor avaliação do resultado, principalmente devido ao processo de amadurecimento da cicatriz e redução do edema (inchaço).

entre 3 e 5 horas de procedimentos

a internação requer um mínimo de 2 dias podendo chegar a 4 na dependência de cada caso.