Lipoescultura

A lipoescultura é uma cirurgia para a redução do volume de gordura corporal, em áreas localizadas e remodelamento em outras áreas que precisem de aumento de volume, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Embora muitos pensem, a lipoescultura não é feita para perder peso, pois a maior mudança se dá na silhueta corporal e não balança.

Na lipoescultura, parte da gordura aspirada é purificada, concentrada e usada para enxertar áreas em que se precisa um maior preenchimento (glúteo, sulcos da face, etc.). Demora um pouco mais do que a lipoaspiração, pois tem um tempo cirúrgico a mais, a exertia da gordura.

Os melhores resultados são obtidos nas lipoesculturas em que o paciente apresenta gordura localizada. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes têm maior probabilidade de deixar irregularidades.

Geralmente há edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que resolvem sozinhos em 21 dias, na maioria dos casos. Durante o 1o mês depois da lipoescultura o paciente apresenta notável melhora do edema, quando então passa a notar endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna. Este endurecimento melhora progressivamente durante o 2o e 3o meses, época na qual ocorre uma maior retração da pele. Uma cinta elástica deve ser usada por 1,5 mês e é indicada drenagem linfática e ultrassom a partir de 7 dias da cirurgia, no intuito de acelerar a recuperação, reduzir o inchaço e o endurecimento.

São raras as complicações em lipoescultura, porém podem ser citadas: hematoma, seroma, irregularidades, infecção, trombose, acidentes durante a cirurgia. O seroma, a complicação mais comum em grandes lipoesculturas, é o acúmulo de um liquido claro na região operada, formando como uma "bolsa de água". Nestes casos procede-se ao esvaziamento através de punções, com resolução do problema e sem prejuízo do resultado. Pode-se usar drenos em lipoesculturas extensas, o que reduz o risco de seroma, por drenar o liquido formado, evitando assim que este acumule.

O resultado definitivo da lipoescultura se dá após 6 meses, porém chega-se a 80% aos 4 meses.